PAN-2007: A delegação dos Estados Unidos desfilou sob vaias
Vaiado, Lula desiste de falar
Com samba e alegorias que representavam as belezas brasileiras e o folclore nacional, a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio empolgou o público que foi ao Maracanã receber os atletas de 42 delegações.
Comandada pela carnavalesca Rosa Magalhães, a festa começou com Elza Soares interpretando o Hino Nacional e teve a exibição de centenas de ritmistas, além de Daniela Mercury, Chico César e a Orquestra Sinfônica Brasileira executando de Villa-Lobos a Tom Jobim.
Depois de ter sido ovacionado pelos atletas durante visita à Vila do Pan, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado no estádio quando teve seu nome anunciado pelo sistema de som.
Um microfone estava preparado para que Lula declarasse os jogos abertos - mas, diante do clima hostil, a idéia acabou sendo abandonada.
A delegação dos Estados Unidos desfilou sob vaias.
Para acender a pira pan-americana, a tocha entrou no Maracanã, a tocha entrou no Maracanã conduzida pelo iatista Torben Grael, passou pelas mãos de jogadores de vôlei e de basquete até chegar a Joaquim Cruz, estrela do atletismo.
(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás