sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Obama anuncia permanência de tropas dos EUA do Afeganistão

Estados Unidos vão manter os atuais 9.800 homens em 2016.
Tropas serão reduzidas para 5.500 em 2017 e colocadas em quatro locais.

Da Reuters
O presidente dos EUA, Barack Obama, fala sobre a permanência de tropas do país no Afeganistão nesta quinta-feira (15) na Casa Branca (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, fala sobre a permanência de tropas do país no Afeganistão nesta quinta-feira (15) na Casa Branca (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (15) que as tropas afegãs ainda não são tão fortes quanto precisariam ser, ao anunciar sua decisão de manter mais de  9 mil militares norte-americanos no país ao longo da maior parte do próximo ano.
"Essa é a coisa certa a se fazer", disse Obama na Casa Branca. "Como comandante-em-chefe, não permitirei que o Afeganistão seja usado como local seguro para terroristas atacarem nossa nação novamente."
Obama disse que a decisão deve mostrar ao Talibã que o único caminho para se obter a retirada total das tropas dos EUA é chegar a um acordo com o governo do Afeganistão.
Obama tinha como objetivo a retirada completa das forças dos EUA antes de deixar o cargo em janeiro de 2017, exceto por uma pequena embaixada norte-americana em Cabul. Sob o novo plano, as tropas serão reduzidas para 5.500 em 2017 e colocadas em quatro locais: Cabul, Bagram, Jalalabad e Kandahar.
A decisão ocorreu após meses de deliberações entre Obama, líderes afegãos, autoridades do Pentágono, comandantes em campo e assessores da Casa Branca sobre como continuar de melhor forma o apoio às forças afegãs, disseram autoridades sêniores da administração dos EUA.
As tropas norte-americanas continuarão treinando e assessorando forças afegãs e também irão focar em garantir que quaisquer membros restantes da Al Qaeda sejam vistos como ameaça à segurança dos EUA, acrescentaram as autoridades.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial