Eliane Cantanhêde relata preparativos do encontro entre Lula e Obama; assista
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá a Washington no sábado (14), onde se reunirá pela primeira vez com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No encontro, serão discutidos temas como biocombustíveis, crise financeira e a reunião do G20 (grupo que reúne os países mais ricos e os principais emergentes).
Neste videocast, Eliane Cantanhêde, colunista da Folha e da Folha Online, fala sobre a postura que o líder brasileiro deverá adotar diante da maior economia do mundo. "Lula não quer chegar lá apenas como um a mais. Ele quer chegar com uma agenda firme. Quer colocar o Brasil em uma posição de liderança pelo menos regional."
Para Eliane, Lula deverá insistir, durante o encontro, para que os Estados Unidos abram mais as relações com Cuba. Além disso, os presidentes provavelmente discutam os efeitos da crise financeira global e a próxima reunião do G20, marcada para o dia 2 de abril, em Londres.
O presidente brasileiro insistirá também em mudanças nos organismos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
"Até agora, eles, embalados e financiados pelos Estados Unidos, têm dado as cartas para todo o resto do mundo. Lula e o presidente da França [Nicolas Sarkozy] querem inverter isso. Querem que esses organismos tenham mais participação e mais voto dos emergentes, para que também fiscalizem os países ricos. Eles, os ricos, são os que estão na berlinda agora", explica colunista.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u532549.shtml
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial