O chefe de gabinete de Barack Obama, William Daley, deixou seu cargo, um dos mais importantes da política americana, informou o presidente americano nesta segunda-feira. A mudança na Casa Branca ocorre a dez meses das
eleições presidenciais no país.
Foto: AP
Barack Obama anuncia renúncia de William Daley (dir) da chefia de gabinete e aponta Jack Lew (esq) para ser seu substituto
Obama apontou o diretor de Orçamento da Casa Branca, Jack Lew, para substituí-lo. Daley assumiu a chefia do gabinete em 2011, em substituição de Rahm Emanuel, que renunciou para se tornar prefeito de Chicago.
Daley, ex-vice-presidente do JP Morgan Chase, dissera na ocasião que trabalharia com o presidente até as eleições em novembro.
Obama disse que Daley decidiu deixar seu trabalho, que faz uma ponte entre a Casa Branca e o Congresso, para voltar à sua cidade natal, Chicago, e passar mais tempo com sua família.
O presidente anunciou também Lew, dizendo que o novo chefe de gabinete garantirá que não "perderá um lance" durante seu mandato. Os dois - Lew e Daley - estavam ao lado de Obama durante o anúncio.
O presidente americano escolheu Daley para o cargo em janeiro de 2011, mas o ex-banqueiro teve um mandato um pouco complicado, segundo análise da Associated Press.
De acordo com diversas fontes, Daley não se integrou bem com o círculo de assessores e conselheiros políticos de Obama.
A intenção em trazer Daley para o cargo era melhorar as relações com a comunidade de negócios, deputados republicanos e outros com os quais ele têm mantido fortes laços nos últimos anos.
Daley foi secretário do Comércio no governo de Bill Clinton (1993-2001) e participou da campanha de Al Gore para a presidência americana em 2000. Ele é irmão do ex-prefeito de Chicago Richard M. Daley e filho mais jovem do legendário Richard J. Daley, que também foi prefeito da cidade.
Com AP e BBC
Receba Gratuitamente Todos Os
Leiloes De Imóveis da Caixa
ProLeiloes.com
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial