Tornado mata 116 pessoas e varre cidade nos Estados Unidos
Missouri, matou 116 pessoas, anunciaram nesta segunda-feira (23) as autoridades. Este foi o tornado que fez o maior número de vítimas desde 1953, quando o mesmo número de pessoas morreu no Estado de Michigan.
Moradora de Joplin tenta resgatar pertences que não foram destruídos (Foto: Julie Denesha/AFP)
Porém, as autoridades anteciparam que mais mortes podem ser anunciadas, já que o tornado traçou um rastro de destruição de um quilômetro de largura e 6,4 quilômetros de comprimento. "Mais de 70% de Joplin, cidade de 50.000 habitantes, foi destruída", explicou à AFP Christy Bertelson, porta-voz do governador do Missouri.
"É uma zona de guerra", disse Scott Meeker do jornal Joplin Globe à AFP. "Temos centenas de feridos que estão sendo atendidos no (hospital) Memorial Hall, mas o hospital ficou rapidamente lotado e as pessoas passaram a ser levadas para uma escola", disse Meeker.
Segundo o jornal Joplin Globe, há 1.150 pessoas hospitalizadas devido à passagem do tornado. As equipes de resgate seguem trabalhando para "encontrar sobreviventes" e socorrer a população, disse à NBC o chefe dos bombeiros da cidade, Mitch Randles, que perdeu sua casa.
A Casa Branca informou em um comunicado que o presidente Barack Obama, que ofereceu suas condolências às vítimas em uma viagem pela Europa, tem conhecimento da tragédia e das ações de ajuda.
"O presidente recebeu várias atualizações sobre os danos do tornado durante o voo. Deu instruções à sua equipe de governo para mantê-lo atualizado e permanecermos em estreita coordenação com autoridades estatais e locais a partir de agora", afirmou o comunicado.
"Michelle e eu enviamos nossas mais profundas condolência às famílias de todos aqueles que perderam suas vidas nos tornados e pelo mau tempo que afetou Joplin, Missouri, assim como as comunidades do Meio Oeste", disse o Obama do Air Force One. O presidente ofereceu o respaldo do governo federal e elogiou os esforços das pessoas que ajudam aos afetados.
Em Joplin, as pessoas procuravam entre os escombros na procura de parentes, amigos e vizinhos depois que a tormenta destruiu inúmeras construções e automóveis. Chamas e fumaça preta eram observadas nos escombros de casas destruídas e a água jorrava das tubulações enquanto os sobreviventes chocados avaliavam os danos.
Jeff Ley, de 23 anos, podia ter se protegido da tempestade no porão, mas foi esmagado quando saiu de casa. "Eu moro neste bairro desde que nasci, e não sabia onde estava", disse Law ao jornal Sprigfield News-Leader. "Estava tudo irreconnhecível, completamente irreconhecível. É como o Apocalípse".
O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou neste domingo (22) o estado de emergência e ativou as tropas da Guarda Nacional em resposta ao que descreveu como uma "importante destruíção de múltipas áreas, incluindo Joplin". "Estas tempestades têm causado danos extensos no Missouri e continuam ameaçando vidas e prepriedades", disse em comunicado.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial